quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Íntimo e pessoal

Bem, como as novidades a respeito do processo devem demorar a surgir, resolvi fazer aqui um post bem pessoal. Dividir com vocês as coisas que quero e preciso fazer neste tempo de espera. A idéia surgiu quando vi no site da Ana Paula as 101 tarefas que ela pretende cumprir em 1001 dias (mais ou menos 3 anos). Daí pensei, pq não? rs Vou fazer uma versão light das tarefas. São 49 tarefas para cumprir em 16 meses. Alguém sabe por quê 16 meses??? :))
Início: Fevereiro de 2007. Término: Agosto de 2008

Foi mal Ana Paula, mas vou copiar até um pouquinho da sua organização.

Pessoal:
1 - Passar um dia inteiro só com o meu marido sem me sentir culpada por não estar com a minha filha.
2 - Comprar uma roupa linda sem me preocupar com o preço.
3 - Ter um dia só para mim. Com direito a ficar, inclusive, de pernas para o ar.
4 - Fazer um álbum para a minha filha. Tenho muitas fotos no computador e nenhuma ampliada. 5 - Voltar a estudar inglês.
6 - Fazer um piquenique, com direito a tolha quadriculada e bolo feito por mim.
7 – Ir a um restaurante caro e comer algo que eu nunca provei.
8 - Ler um bom livro por mês.
9 - Fazer um curso de produção gráfica. (realizado)
10 – Aprender a trabalhar bem com o photoshop.
11 – Recapitular HTML.

Família:
12- Levar minha filha ao Zoológico. (realizado)
13 - Batizar meu priminho. Já faz 11 anos que eu prometo. (realizado)
14 - Ajudar a minha filha a largar a mamadeira.
15 - Ajudar a minha filha a deixar de usar fraudas. (realizado, com 2 anos e 1 mês, a minha princeza largou as fraudas).
16 - Dizer para o meu irmão que eu o amo e que sinto muito a sua falta. (feito, ainda que sem palavras).

Vida a dois:
17 - Passar ao menos uma semana sem criticar o meu marido. (Consegui!!!)
18 - Ir ao cinema e depois jantar pelo menos uma vez por mês durante 1 ano.
19 - Almoçar fora com ele pelo menos 1 vez por semana durante 1 mês. (Já passamos de um mês e isso agora é uma rotina)
20 - Ficar bonita para ele, sem nenhum motivo especial.
21 - Voltar a dizer eu te amo todas as manhãs por pelo menos 1 mês. Eu sempre perguntava "Já te disse que te amo hoje?". Todos os dias, até o nascimento da minha filha. Então isso se perdeu. Já passou da hora de resgatar. :))

Eu, ser social:
22 - Convidar meus 2 melhores amigos da faculdade para tomar uma cerveja.
23 - Fazer uma festa de aniversário para mim e chamar todos os amigos e parentes. (não foram todos, mas eu fiz a danada da festa).
24 - Ligar para um conhecido por semana durante 1 ano.
25 - Organizar uma agenda com nome, telefone e data de nascimento das pessoas que considero importantes.

Casa e Cozinha:
26 - Colocar prateleiras e pintar a parede do quarto da minha filha.
27 - Comprar prateleiras para a cozinha.
28 - Receber amigos em casa para um baralhinho.
29 - Fazer um jantar especial para os meus amores, com direito a sobremesa.
30 - Aprender a fazer suflê.

Fazendo bem ao próximo:
31 - Doar sangue. Sempre quis e nunca me programei.
32 - Doar brinquedos e roupinhas para um orfanato.
33 - Fazer algum trabalho voluntário.

Beleza e Saúde
34 - Cortar o cabelo curto.
35 - Fazer limpeza de pele profunda.
36 - Só tomar refrigerante nos finais de semana durante, pelo menos, 3 meses.
37 - Fazer um check-up completo.
38 - Passar hidratante.
39 – Renovar o guarda-roupa. Comprar ao menos uma peça de roupa por mês.
40 - Emagrecer 7 quilos.
41 - Parar de roer unhas. (Parei e agora, espero, para sempre).
42 – Pintar as unhas de vermelho.
43 - Comprar cosméticos e usá-los. Estou chegando aos 30 sem ter em casa sequer uma base.

Viagem:
44 - Conhecer uma nova cidade.
45- Levar a Leila para fazer uma trilha e acampar.
46 - Conhecer e morar no Canadá.
47 – Visitar o meu avô.

Dotes:
48 – Finalizar a minha colcha de retalhos.
49 – Fazer um tapete de nós para a minha filhota.

Acho que o Ênio vai odiar isso. rs Enfim, um post íntimo e pessoal. E vcs? O que vão fazer antes da mudança???

Abraços,
Carol.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Documentos

Enquanto nós esperamos por novos capítulos, resolvemos fazer um post informativo. :)) Sabemos que a maioria dos futuros imigrantes já sabem o que todos os documentos que serão pedidos pelo consulado na segunda e tão esperada carta do processo. Mas não custa nada relembrar. Vamos lá:

Parte muito fácil:
1 - Diploma da Graduação
2 - RG
3 - CPF
4 - Fotos: 3,5 por 4,5 centímetros. A maioria da lojas trabalham com este tamanho aqui em Brasília. Basta pedir. O rosto deve aparecer por completo, bem centralizado na foto. O plano de fundo deve ser branco.
5 - Comprovante de casamento, se for o caso. De união estável (contas conjuntas, comprovante de residência e qualquer outro documento que comprove que vivem juntos). Se for separado, comprovante do divórcio. Se for viúvo, atestado de óbito do parceiro.
6 - Para quem tem filhos é necessária também a certidão de nascimento das crianças com o nome dos pais. Se a criança for adotada, é necessária a documentação de adoção. Se a criança de pais separados for para o Canadá com um deles, é necessária toda a documentação referente à custódia e autorização da outra parte para a viagem.
7 - Passaportes válidos para todos os membros da família: cópias das páginas que mostram o número, data de expedição e validade, foto, nome, data e local de nascimento.
8 - Prova de proficiência na língua escolhida: basta fazer o Ielts e enviar as notas para o Consulado. A nota geral não vale NADA. Cada módulo tem seu valar computado individualmente.

Parte nem tão fácil assim:

1 - Trabalho: Comprovação de tempo de experiência. O consulado carteira de trabalho ou contrato de trabalho e carta do empregador ou dos empregadores, caso a sua experiência tenha sido ganha em mais de uma empresa. Na carta, em papel timbrado, deve constar:
O PERÍODO EXATO QUE PERMANECEU NA EMPRESA.
AS POSIÇÕES QUE OCUPOU NA EMPRESA DURANTE ESSE PERÍODO E QUANTO TEMPO PERMANECEU EM CADA UMA DELAS.
SUAS PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES EM CADA POSIÇÃO.
SEU SALÁRIO ANUAL MAIS BENEFÍCIOS.
A ASSINATURA DO SEU SUPERIOR IMEDIATO.
O CARTÃO DE VISITAS DE QUEM ASSINOU.

Quem não puder, por qualquer motivo, apresentar a carta da empresa, deve escrever uma explicação e enviar, junto a documentos de suporte, para o Consulado. Esse, provavelmente, será o nosso caso já que não é nada saudável dizer ao chefe que tem planos de imigrar. Isso pode acarretar, no mínimo, um estagnação na carreira.

2 - Comprovante de fundos: O difícil é juntar. rs Para comprovar basta enviar os extratos bancários. Ainda há controvérsias quanto à aceitação ou não de documento de carro e casa como comprovante de fundos. Na dúvida, nada melhor que enviar um e-mail para o Consulado e perguntar.

3 - Atestados de antecedentes: Parte sacal da jornada:
Certidão de Antecedentes Criminais Federal: esse é o único nacional, fornecido pela Polícia Federal. Aqui em Brasília o procedimento é o seguinte: preencher formulário de requerimento no site da polícia federal. Depois levar uma cópia do RG na Superintendência Regional do DPF no Distrito Federal, SAIS Quadra 7 - Lote 23 - Setor Policial Sul. Telefone: 613345-9500. Não precisa pagar nada e fica pronta em até 10 dias.
Certidões da Justiça Estadual: Tribunal Regional Federal de cada estado em que você morou desde que completou 18 aninhos. Pode ser retirada pela Internet. Para encontrar o endereço do seu basta entrar no google e digitar "Tribunal Regional Federal de" e o estado em que você morou.
Polícia Civil: Certificado de Antecedentes Criminais. Essa é chata por quê os próprios policiais não sabem bem do que se trata. Nós ligamos em delegacias e em todos os possíveis telefones e, quando conseguimos alguém que soubesse de algo era por pura sorte. O endereço aqui em Brasília, conseguido no grupo brasiliacanada (yahoo), é o seguinte: Balcão corregedoria: Sia trecho 2 lote 1625 em frente ao SEBRAE. Tem que levar cópia da identidade e do CPF. Não precisa pagar nada. Leva três dias para ficar pronta. Telefone: 61 3234-0910. Em Goiás, ela é tirada no vapt-vupt do Araguaia Shopping.

Cansei só de lembrar. Boa sorte na empreitada.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Mil acessos

Nossos sonhos sobre o Canadá começaram há cerca de dois anos. De lá para cá fizemos muita coisa. Queríamos dar entrada logo, mas ainda não tínhamos os 67 pontos. Depois veio o simplificado. Ainda temerosos, esperamos ter os pontinhos antes de enviar a aplicação. E quando conseguimos, comemoramos inaugurando o blog. Nele temos, nós últimos 3 meses e um dia, contado coisas da nossa vida, dividido com vocês o nosso sonho. Hoje atingimos 1000 acessos e queremos agradecer a todos que nos visitam (a maioria também blogueiros) por nos lerem e compartilharem conosco as suas vitórias, expectativas, experiências e dúvidas.

domingo, 7 de janeiro de 2007

Pensando no futuro

É engraçado como a nossa vida tem girado em torno do Canadá e de Toronto. Vamos comprar uma geladeira, amor? R.: Como assim? Ela vai para Toronto conosco? Então não. Vamos prestar um concurso? R.: Mas quando nos chamarem já estaremos com o passaporte na mão, rumo a Toronto. Sabe aquele notebook? Tá super barato. R.: No Canadá compramos um. :)) Vida parada e os pensamentos centrados no nosso sonho. Tem seu lado bom, mas as vezes cansa. Vamos e venhamos, uma geladeira para quem tem que correr atrás de dindim é realmente algo supérfluo, mesmo quando a sua tem exatos 10 anos de vida e foi comprada na época em que vc era só vc e, não, uma família. Pensando nisso, temos deixado quase todos os nossos sonhos de consumo para depois e concentrado esforços e recursos no que pode nos trazer benefícios futuros, já no tão sonhado Canadá. Entre as prioridades está o inglês motivo de muitos arrependimentos. Quando me lembro quantas vezes matei aula durante os inúmeros anos de escolas boas e com mensalidades altas pagas pelo meu queridíssimo pai... Dá até vontade de chorar. Fazer o quê? O tempo não volta, mas a gente bem que pode correr atrás. O Ênio também está vendo a questão das certificações. Como o rapaz gosta de estudar. :)) Acho que a de Java sai logo logo. No meu caso a coisa é mais séria. Ainda estou perdida e não sei bem por onde começar a me preparar para o mercado de trabalho do Canadá. Sou jornalista e sempre trabalhei em Assessoria de Imprensa. Sei que isso não vou poder fazer lá, pelo menos não até dominar o idioma, mas isso é outra história. Enquanto os dias passam (bem devagarzinho), nós vamos aqui sonhando e nos preparando. Já fizemos um levantamento de todos os dados que nos serão solicitados pelo consulado, onde tirar cada certidão, tudo, tudo... assim, quando preciso, estaremos prontos para enviar a documentação a jato.