sábado, 26 de janeiro de 2008

Hein? Como assim?

Sempre que a gente comenta com alguém que estamos indo para a Suíça, a reação é a mesma. O "como assim" já se tornou até rotineiro. Então vamos lá, eu pedi para o Ênio responder a pergunta que não quer calar. rs. Segue texto do Ênio. Se preparem porque é longo.

O processo de seleção começou quando um recrutador garimpou meu currículo na internet e me ligou. Falou que era da empresa X de recrutamento e que tinha uma oportunidade para o meu perfil em Zurique, numa empresa de telecomunicações. Ele fez algumas perguntas sobre minha experiência, falamos da faixa salárial e ele me perguntou se eu teria disponibilidade para uma entrevista na própria empresa, em Zurique. Lembrando sempre que o recrutador profissional não cobra nada do contratado e, sim, da empresa. Não caiam no conto do vigário.

Confirmei meu interesse ao recrutador e enviei um email pra ele com a ultima versão do meu resumé, uma pequena carta de apresentação e uma frase, pedida por ele, com os motivos para me mudar do Brasil.

Uma semana depois ele me ligou e marcamos uma entrevista técnica por telefone. Comecei a dar uma estudada, relembrei detalhes dos projetos e pedi que um amigo (e ex-colega de trabalho) me enviasse perguntas que ele faria numa entrevista técnica. Treinei bastante, pensei em situações que poderiam acontecer para me sentir mais seguro para a entrevista.

No dia e hora marcados recebi a ligação. Primeiro me falaram sobre a forma de trabalho, a empresa e a vaga que estava aberta. Depois pediram que eu fizesse uma retrospectiva de minha carreira. Depois disso começaram as perguntas técnicas. Em uma hora e meia a entrevista estava encerrada e fui informado que em até uma semana receberia o resultado. Foi a entrevista mais pesada da minha vida.

Não deu tempo nem de ficar ansioso pelo resultado da entrevista, no outro dia o recrutador me ligou e perguntou se em uma semana eu poderia ir a Zurique para uma entrevista, falei que claro que sim e fomos atrás de passagens.

Comecei então a treinar para a "face to face interview", como eles disseram. Recolhi materiais na internet, eu e a Carol treinamos mais de 60 perguntas exaustivamente e também fiz uma semana de aulas particulares de inglês para colocar a fluência em dia. Isso foi fundamental. Foi uma entrevista pesada com a bambambam do RH de lá, a gerente do projeto e o coordenador técnico. Eu lá no meio e perguntas vindo de todo o lado. Sem a preparação eu teria sido comido com farinha. Consegui não ser pego de surpresa durante a entrevista.

Segue abaixo os links utilizados na preparação da entrevista:

http://www.jobinterviewquestions.org/questions/general-questions.asp

http://www.career.vt.edu/JOBSEARC/interview/questions.htm

http://www.jobinterviewquestions.org/questions/job-specific-questions.asp

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Cadê o pedido de exames?

Oi pessoal,
agora estamos aqui, esperando um visto e um pedido de exames. rs Ansiedade ao quadrado. A nossa esperança é fazer os exames antes da data prevista para a nossa viagem (24 de Março). Seria ótimo ir para a Suíça com as coisas adiantadas na questão do Canadá. Eu não sei se é possível fazer os exames de fora do país... Mas vou perguntar para o oráculo Maria João. rs
Vamos torcendo gente.

Quero agradecer todos os que nos desejaram sorte e ficaram felizes com a nossa oportunidade. A energia positiva de vocês é muito importante para a gente. E vamos seguindo firmes no processo e no sonho Canadá. Um dia nos encontramos por lá.

Um abraço,
Carol

Obs.: No próximo post o Ênio vai falar sobre os sites que foram importantes na preparação para a "face to face interview", a primeira internacional.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Canadá, sim, mas com escalas

Oi gente,

eu disse que só contaria a novidade no final do mês, mas o meu amado me liberou para dividir a alegria com você antes.

Quem acompanha o nosso blog sabe que, como a maioria de vocês, nós estávamos dispostos a largar tudo aqui e ir para o Canadá tentar a vida com a cara, a coragem e um bocado de preparação para o mercado de trabalho. rs Não é que esta preparação para o Canadá, essa vontade de chegar lá com as melhores chances possíveis de ter sucesso, acabou nos afastanto um bocado daquele país grandão e gelado e nos levando para outro país pequenininho e congelante. rs

Foram dois anos, muitas versões de currículos, entrevistas por telefone para os EUA, Espanha, Inglaterra, Singapura, Costa Rica... Cadastros e mais cadastros em sites de oferta de emprego e nos próprios sites de empresas, e não é que deu resultado.

Nós vamos sim para o Canadá, um dia, mas agora, em abril, nós vamos fazer uma pequena escala na Suíça. A vaga é permanente e nós não temos a menor idéia de quanto tempo ficaremos por lá. O Ênio disse que Zurique é linda e, melhor que isso, fica muito bem localizada. rs Acho que no final deste ano a minha filhota terá muitos carimbos no seu passaporte.

A Europa que se prepare porque a família buscapé está chegando. Como estamos nos sentido? Nas nuvens.

Um abraço,
Carol