quinta-feira, 27 de novembro de 2008

30 mil acessos

Oi gente,
hoje eu quero agradecer a vocês que freqüentam o nosso blog. São três anos de constantes aventuras, desabafos, informações... Três anos nos quais nós vivemos muito e, vocês, por meio de seus comentários e dos e-mails que mandaram para nós, nos ajudaram a continuar e a chegar lá. Não no Canadá, nosso primeiro destino sonhado, mas na Suíça. Miramos no peixe, acertamos no gato. rs

Estar aqui nunca foi o nosso objetivo específico. Queríamos morar em um lugar seguro, onde nossa filha pudesse viver com tranqüilidade, queríamos a experiência de viver em outro país, queríamos viver e trabalhar em outra língua, com pessoas de outras culturas. Queríamos uma cidade multicultural (por isso pensamos em Toronto)... E tudo que a gente queria foi atendido, só que em outro continente.

Pensei em finalizar o blog, então chamado Brancas Nuvens Canadá. Depois pensei melhor e vi que ele já não era mais sobre um processo, já fazia tempo que ele era sobre uma família (a longa espera pelo visto para o Canadá acaba desvirtuando a maioria dos blogs que conheço). Era sobre a minha família. Sobre como nós não queríamos passar em brancas nuvens. Então o nome mudou, o foco mudou e vocês continuaram. Graças a Deus.

No início o Ênio tinha medo da exposição das nossas vidas. Nada de fotos, nada de detalhes. Nada de nada. Hoje ele vê, assim como eu, que este blog só nos fez ganhar. Ganhamos amigos, ainda que virtuais e conhecemos pessoas ímpares. Uma dessas pessoas é a Ninha que, por pura bondade, está nos ajudando a finalizar o processo para o Canadá e é responsável pelo envio de uma última certidão de antecedentes. Nós nunca nos vimos, eu pedi socorro e ela atendeu. Assim, simples.

E é por essas e outras que eu gostaria de conhecer não alguns dos nossos visitantes, mas todos e, copiando a idéia de outra blogueira querida, agostaria de pedir que vocês se identifiquem, mesmo os que pouco comentam, deixem seus e-mails, me digam quem são e como chegaram aqui. Isso seria um presente e tanto de Natal. rs Se não se sentirem seguros em deixar essas informações nos comentários, podem me enviar por e-mail (brancasnuvensca@hotmail.com).

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Minha primeira vez

Olá,
hoje é um dia muito especial para mim, acredito que para nós. rs Foi a primeira vez que vimos a neve, aquela boa, de verdade, que afunda o pé. Ontem de manhã tinha um pouquinho de neve, mas bem pouquinho. rs
Jecas que somos, abrimos a janela quase 23 h (um absurdo para os padrões suíços de silêncio) e ficamos olhando, que nem menino. rs Esquecemos até do frio. Era cada flocão de neve caindo. A vontade era de sair correndo e me atirar na neve, mas não tinha como deixar a Leila dormindo e também, admito, tenho uma certa vergonha dos vizinhos. Ficamos só olhando, com aquele sorriso bobo no rosto. Acho que pensamos juntos "Estamos na Suíça". Que sonho bom é esse?
Hoje cedo fomos levar a Leila na escolinha. Ela ria o tempo todo e dizia para mim "mãe, a neve é para brincar, para correr, para jogar, para se divertir". rs Expliquei que ela ia fazer isso mais tarde, com os amiguinhos (como disse em outro post, faça chuva, sol ou neve, as crianças saem para passear e brincar). Ela está encantada. Acho que eu estou tão encantada quanto ela, a diferença é o tal do filtro da idade que faz a gente ter vergonha depois dos 20 (e só aumenta depois dos 30).
A vizinha do andar de cima, suíça, já viu milhares de vezes, mas fez questão de comentar comigo o quanto a neve estava linda e disse que ela também abriu a janela (eu escutei) para ver nevando. rsCéu azul, menos 1 de temperatura, uma neve branquinha cobrindo todo o "meu" quintal, café com leite. Me belisca?
Beijo grande,
Carol








quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Adventskalender


Oi gente,
o Natal pelas bandas de cá está cada vez mais bonito e interessante. Aqui, as datas comerciais não têm um apelo tão grande quanto no Brasil e, acredito, nos EUA e América, mas são cheias de significados e tradições.
Uma delas é o tal do Adventskalender. Ele faz parte da preparação para o Natal e consiste em 24 caixinhas, saquinhos bolinhas, meias ou seja lá o que você quiser inventar, numeradas aleatóriamente, na precisa ser em ordem. Dentro de cada uma, uma surpresa. Pode ser qualquer coisa. Do dia primeiro até o dia 24 de dezembro, a criança da casa abre uma "portinha", assim a espera pelo grande dia fica mais tranqüila.
A Leila ganhou um, do tipo comprado, cheio de chocolates. rs Vamos ver como vai ser depois que abrirmos a primeira porta. rs
Para os adultos também tem um ritual de espera. Infelizmente, a gente espera sem surpresinha. rs A espera consiste em organizar um arranjo de mesa com o sempre verde e quatro velas (me esqueci do nome do tal do arranjo), originalmente as velas deveriam ser vermelhas. A cada semana você acende uma vela, até que, no Natal, elas estejam queimando juntas.

Um abraço,
Carol

obs.: A neve está chegando. rs Parece que vai nevar esse final de semana.

domingo, 16 de novembro de 2008

Patinar

Oi pessoal,
ontem fomos eu, Ênio e Leila até um ringue de patinação aqui perto de casa. Fomos arriscar, mas naquela esperança grande de que fosse fácil. Ia ser lindo. Nossa primeira vez, dos três. rs Chegamos felizes e saltitantes e saímos derrotados. Tive que tirar a Leila de lá na marra, a danadinha adorou. E queria mais e mais andar com o andador que tem para crianças. O problema é que não tem andador para mães e pais. rs Eu não sei quem estava mais apavorado, grudado na parede e gritando para a Leila também não se afastar. Acho que o medo maior era meu mesmo. Fiquei orgulhosa da pequena e morrendo de raiva de mim. Quanta covardia. Na próxima a tia Monique vai junto e a minha pimpolha vai poder brincar à vontade. 
De minha parte, encontrei uma pista de patinação do tamanho da minha coragem (4X4) e vou lá na segunda-feira, sozinha, tentar novamente.

Beijos,
Carol

obs. Post sem foto por razões que vão além da nossa vontade. Sem conseguir desgrudar da parede ficou difícil fotografar. 

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Lugano



Swiss miniatura. Tudo falso. Tão real. rs


Criança feliz.




Funiculare





Itália? Não Ticino.

Carinho de vovó.






Vovô.



Vovó.

Eis que chega a calmaria

Oi gente,
fiquei um tanto sumida em função das visitas. Muita gente, pouco tempo. Foi um mês corrido, com direito a viagem pela Europa e tudo. rs Oito adultos, uma criança, muitas malas... delícia. Talvez fosse melhor se fosse no verão, mas foi gostoso assim mesmo.

Meu pai, ventania, passou apenas 3 dias em Zurique, doido para ficar ou, como disse a Adriane, amiga dele, para me levar. rs Acabou que Deus é tão bom que quando chegamos em Paris ele estava lá e, melhor que isso, deu um problema com o hotel que a gente tinha reservado e acabamos ficando com ele, no mesmo hotel. Isso sim foi inacreditável. Tãoooooooooo bom poder curtir ele mais três diazinhos. Tão rápido.

Enfim, passamos por Paris (lindo, lindo), Bruxelas (ainda volto), Amsterdã (eu não volto) e Monique (dizem que as cervejas são muito boas, mas a sortuda aqui estava tomando remédio). A Leila curtiu cada minuto com a família. Fiquei até preocupada, achando que ela iria ficar triste quando todo mundo fosse embora, mas ela me surpreendeu positivamente mais uma vez. É como se nada tivesse acontecido. Voltou a ser a Leilinha de sempre, calminha, lindinha, dormindo cedo.... Enfim, entendeu que as férias acabaram. Já eu.... Ave Maria. Parece que levei uma surra. A saudade da minha mãe é tão grande que chega a cansar o corpo. Ela foi embora no sábado, no domingo eu acordei com uma dor nas costas daquelas de matar. Na segunda, limpei a casa e dormi quase três horas seguidas.

A única coisa boa é o silêncio. rs Ontem fiquei na cama, olhos fechados, só ouvindo o silêncio. Um mês com o Brasil dentro de casa e já estava ficando surda. rs Será que estou ensuíçando?

Ainda esta semana vou postar umas fotinhas.

Abraço,
Carol