sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Agora é relaxar

Ainda sobre a "acknowledgement of receipt letter": Nós a recebemos no dia 12, mas a data do recibo dado pelo Consulado é a data em que eles receberam a nossa carta, dia 23 de novembro, ou seja, entramos na fila assim que eles receberam o nosso recibo. Lógico, não? :) Recibo de lá, recibo de cá, não tem como não ficar ansioso enquanto se aguarda um retorno. Enfim, cansei do verbo receber e todas as suas variações. Ainda bem, pq pelo que eu entendi, começa agora a fase do chá de cadeira. Entra no dicionário um outro verbo, muito mais ingrato, o esperar. E haja esperança.
Enquanto esperamos, vamos nos lembrar das nossas melhores férias, do nosso natal maravilhoso em Natal e, sempre que a ansiedade aparecer, vamos nos concentrar nesta única imagem.
Um feliz Ano Novo a todos os companheiros de sonho e também aqueles que já o estão realizando, lá no Canadá.

Abraços sinceros,

Carol, Ênio e Leila.



terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Chegou !!!

Fomos passar o Natal em Natal, acabamos de chegar encontramos a tão esperada carta. Foi enviada no dia 12 de dezembro, 3 dias depois que viajamos.

Em breve voltaremos com mais novidades.
Um abraço

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

A primeira espera - nada da carta

Nós sei que esse processo requer muita paciência e que, nos próximos dois anos, nós vamos mais esperar que agir, mas é difícil dizer isso ao coração. rs Enviamos, no dia 17 de novembro o comprovante de pagamento da taxa de abertura do processo Federal Skilled Worker e o primeiro formulário devidamente preenchido. Segundo o site dos Correios, a entrega foi feita no dia 21. De lá para cá já se vão 16 dias e nada da carta de recebimento chegar. Nosso colega Marcius recebeu em 11 dias, então a gente começa a pensar... Será que preenchemos direito, será que enviamos direitinho. Será que eles perderam nosso envelope em uma pilha de tranqueiras.... será???
Bem... o jeito é esperar e torcer para estar tudo certo. Evidente que sabemos (ou não?) que pode ser pela proximidade com o Natal, muita gente de férias, pouca gente para ver a correspondência. rs

Sei lá.
Espero voltar a postar logo com boas notícias. Até.

terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Host Family

Laurie e Wendy são um casal simpático. Ele, canadense, trabalha com gráfica por conta própria, ela, galesa, trabalha como executiva numa empresa de TI. Foi com eles que vivi por um mês no esquema de host family no Canadá para estudar o idioma e conhecer a nossa futura morada.

Ao chegar no Canadá fui calorosamente recebido pelo Laurie. Conversamos bastante sobre a viagem, sobre o tempo etc. Era a segunda vez que ele estava recebendo um estudante e era a minha primeira viagem internacional (para Buenos Aires não conta, né?), não sei qual dos dois estava mais empolgado.

Depois disso ele me mostrou o quarto onde eu iria ficar. O quarto era no basement. Não vi problema algum, já que talvez nós tenhamos que passar um tempo morando em um quando formos para o Canadá, nada melhor que um test drive.

O basement tinha 2 quartos, 1 banheiro e uma sala e era razoavelmente iluminado. Como eles não tinham outro estudante lá acabei ficando com o basement só pra mim.

Conversávamos bastante, principalmente na hora do jantar, geralmente preparado pelo Laurie. Eles são bem curiosos a respeito do Brasil e do dia-a-dia das pessoas por aqui. Eles chegaram a colocar um mapa da américa do sul na parede da sala (no basement) para eu mostrar a eles as cidades onde nasci, onde morei, outras famosas etc.

A escolha por ficar em uma casa de família não se mostrou apenas econômica (650 dólares por 4 semanas com direito a café da manhã e jantar), como enriquecedora. Tive a oportunidade de participar de atividades do dia a dia e ouvir, de um canadense, sobre o seu estilo de vida. No almoço do dia das mães por exemplo, pude conhecer a filha deles (ele tem 2 filhos do primeiro casamento e ela tem 1 do primeiro casamento, juntos eles tem mais uma filha), com direito até a churrasco de gringo (com linguiça e hamburger).

Uma coisa que deu para perceber é que eles adoram a diversidade, mas se recentem que filhos de imigrantes, nascidos no Canadá, não assumam a pátria como sua e que alguns extrangeiros não se esforcem para falar corretamente o idioma. É como se vivessem no país não o considerassem sua casa.

Este tempo com eles foi muito bom para aperfeiçoar meu inglês, mas também foi o começo de uma grande amizade. Sempre trocamos emails e de vez em quando nos falamos via google talk. Estamos esperando a prometida visita deles ao Brasil.

Sem medo de chover no molhado, deixo aqui as minhas impressões sobre Toronto:

Sim, é uma cidade grande, com tudo que tem direito, inclusive um trânsito infernal.
Não, não vi xenofobia de qualquer tipo.
Sim, se ouve todas as línguas nas ruas e nos comércios.
Não, não é tão cara assim (acha-se muita coisa para comer por preços acessíveis).
Sim, há parques para todos os lados e vários lugares interessantes e gratuitos para levar as crianças (no inverno deve ser um pouco diferente).
Não, não há um subway a cada esquina, como em Londres, mas o sistema de transporte se faz eficiente com a complementação de ônibus e street car.
Sim, é lá que eu quero morar.

Abraço a todos. Qualquer dúvida.... é só falar.

sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Craig's List

Esses dias estava relendo um dos meus blogs prediletos (Destino-Canadá) e me lembrei da Craig's list, um classificado da internet criado em 95 que tem de tudo e mais um pouco (carros, imóveis, móveis, etc, etc, etc). Fui dar uma olhada e fiquei impressionada com a quantidade de coisas na categoria FREE, que basta vc pegar para que seja seu. rs Se vc tem um carro ou muita disposição, é possível mobiliar uma casa inteira até com acessórios do tipo máquina de suco, ventilador, mesas laterais. Vou ser bem sincera, o que é dado não é exatamente bonito, nem é sempre bem cuidado, mas para quem está começando a vida, talvez um sofá florido e um tiquinho mal cuidado não seja exatamente o fim do mundo.
De qualquer forma, visitem o site. A categoria furniture traz móveis bem interessantes e a preços bem acessíveis. A garage sale também é bem interessante.