quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Gripe Suína - o que fazer?

Oi gente,
estou aqui para dividir com vocês a minha angústia em relação à vacina contra Gripe A. Não sei como está a repercurssão em outros países, mas por aqui, as pessoas têm mais medo da vacina que da própria gripe.

A maioria acredita que o perigo não é tão grande assim, uma vez que, apesar dos mais de 1500 casos confirmados, não houve nenhuma morte. Segundo o Instituto Carol de Pesquisa avançada (ando perguntando isso para todo mundo), a cada 20 pessoas, 1 decidiu tomar a vacina (japonesa que vai ao Japão mês que vem e disse que lá a coisa está feia). Nenhuma das mães com quem conversei pretende dar a vacina aos filhos.

O que fazer? Algumas pessoas morreram na Alemanha logo após tomarem a vacina, uma delas com choque anafilático. Tenho em casa uma filha asmática em plena crise, mas dizem que os efeitos colaterais da vacina são tão ruins quanto a doença.

Dia 16 vou me encontrar com o médico e ver com ele o que fazer. E vcs? Vão fazer o que?

8 comentários:

Ninha disse...

Ai Carol...

Bom, a Simone do blog O Canadá me quer tem asma tb. Apesar dela ja ser adulta mas a filha dela é pequenininha, mas nova do que a Chris e a Ana e tomou. Não sentiram nada. A Marilena do blog Tudo ao mesmo tempo tb tomou com os 3 pequenos e tb não vi falar nada. Eu no seu cado tb estaria colhendo informações mas acredito que nesse caso de asma eu daria a injeção. Mas , como vc disse, converse com o seu médico porque ele sabe muito mais.

Até agora foi o primeiro caso de morte pós vacina que li. Mas essa morte por choque foi devido a alguma alergia provocada?

Tenho certeza que vc encontrará a melhor resposta.

Bjs
Ninha

Fernando e Silvia disse...

Oi Carol, por aqui houve mortes sim, poucas. O governo está aplicando somente para o grupo de risco, crianças, idosos e doentes, estamos esperando nossa vez, todos vamos tomar. Sei que quem é alérgico a ovo não deve tomar, pois há risco de morte. Algumas pessoas tem reação pós vacina, mas são iguais a uma gripe mesmo!! Penso que imunizar o corpo é preciso, agora e a longo prazo, pois estão surgindo novos vírus com frequencia. É bom ficar bem informado e tomar os cuidados recomendados. Beijos pra vocês,
Silvia

Unknown disse...

Pelo que tenho visto os suíços tem pavor de seringa, qualquer que seja, mas concordo que essa vacina é muito recente e realmente sem histórico sobre efeitos colaterais. o que fazer?

valeriadduarte disse...

Olá Carol,

Aqui no Canadá todos nós se vacinamos aqui em casa, eu tb fiquei preocupada com essa vacina, mas depois de conversar com várias profissionais de saúde e todos foram da mesma opiniao que a gente devesee se vacinar, pois entao se vacinamos e ninguem teve nenhuma reaçao ate agora :)
Bom, essa é minha contribuiçao pra vc.
Boa sorte e qq coisa estamos por aqui :)
Beijocas

Paula Regina disse...

Eu, grávida de 8 meses aqui no Canadá, fui vacinada e estou muito mais tranquila agora que eu e meu bebê estamos protegidos! A vacina não causou nenhum efeito colateral em mim nem no bebê. Acho que deveriamos nos preocupar mais com fatos (a gripe está aí, pega e dependendo de como estiver o seu organismo causa sérios danos e até a morte sim) e não com hipóteses e possíveis efeitos colaterais que, em geral, cientificamente comprovado são sutis. Eu estou bem tranquila por ter me vacinado e acho que todos deveriam fazer o mesmo pois trata-se de uma questão de saúde pública, ou seja, uma questão de proteção coletiva e não apenas de uma decisão pessoal.
bjs

Ma disse...

Estou na Alemanha e os médicos aqui estão recomendando só para as pessoas do grupo de risco mesmo. Alguns estão ainda muito receosos em indicar também, nosso médico disse que acha melhor não tomar. O perigo de alergia é por causa da clara de ovo, como na vacina do sarampo. Mas o que ninguém fala é sobre o risco de efeitos sobre o sistema nervosos, de provocar uma síndrome chamada Guillan Barré. Isso na vacina que estão liberando para o povo, que tem um tipo de conservante ainda pouco testado. Existe uma outra sem o conservante que teoricamente é de menor risco, mas ainda pouco testada também. Conheço várias pessoas que tiveram a gripe e estão bem, passou como outra qualquer. Nós aqui não vamos tomar assim como nunca tomo a vacina anual de gripe. As outras estão em dia. Acho que nesse casoainda é cedo para saber. Mais tarde pode ser que eu mude de ideia, mas por enquanto não.

Ela e americana disse...

Ola Carol. Mto bacana seu blog. Eu tb estou morando na Suica e tb tenho um blog com a minha vida por aqui. To te adicionando nos meus favoritos.
Bjos

Mariana disse...

Olá Carol,

e então, o que decidiu? Nós já tomamos e a Luisa, minha caçulinha tomou a segunda dose ontem. Pelo que minha pediatra pesquisou o método de fabricação desta vacina é muito parecido com o da gripe seasonal e que teoricamente tem os mesmos riscos.
Eu sempre sou a favor das vacinas porque acredito que é a melhor forma de controlar a disseminação das doenças. Acredito que quanto mais pessoas se vacinarem maior facilidade teremos em controlar o virus e assim diminuir a possibilidade de mutações que o tornariam mais perigoso.
Os risco eu acredito que são os riscos comuns de toda vacinação e infelizente só saberemos quando vacinarmos nossos filhos.
Não sei como está ai na Suiça, mas aqui no Canadá já temos a vacina sem adjuvantes que com certeza tem menor chance de reações alergicas, pra sua filha pode ser uma boa opção.
bjs

PS: faz tempo que não converso com vc. Como esta o seu processo para o Canadá? Vcs ainda pretendem vir pra cá?