sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Ielts/Consulado/Site

A questão do Ielts está tirando o sono de todo mundo que pretende aplicar para o Processo Federal. É o drama do tostines bem lembrado pelo colega Marcius (riobrasiliacanada.blogspot.com). Se fizer a prova e mandar a aplicação corre o risco de fazer novamente porque só vale um ano, se chutar o resultado corre o risco maior ainda de errar. rs Enfim, nós já fizemos o nosso e enviamos a aplicação. Coração apertado, afinal a prova não é assim tão barata. Eis que os paulistanosnumafria.blogspot.com (Juliana e Ivan) jogaram uma luz nessas trevas quando encontraram, no site oficial do Consulado, a afirmação de que a prova deve ter menos de um ano no momento da aplicação e não no pedido de documentação. Como gato escaldado não morre queimado, eu mandei um e-mail para o Consulado na esperança de ter uma confimação. O e-mail foi o seguinte:

Sent: November 21, 2006 10:44 AMTo: SPALO (IMMIGRATION)Subject: Ielts

Cara Maria João,

as informações prestadas pelo escritório de imigração e pelo site oficial deimigração estão um tanto quanto contraditórias. Segundo este link(http://www.cic.gc.ca/english/applications/faq-simple.html) o Ielts deve ter menos de uma ano no momento da aplicação e não no momento do pedido dedocumentos. Isso é correto? Gostaria de saber se terei que fazer outra provapara poder me programar.

A resposta não poderia ser mais clara e direta. rs

Sra. Ana:
Veja a instrução abaixo:

If you take the language test within one year of submitting your simplifiedapplication, those results remain valid and will be accepted as supportingdocumentation by the visa office. Obrigada,

Maria João Guimarães Assistant (Immigration) Adjointe (Immigration)+55 (11) 5509-4343 fax +55 (11) 5509-4262www.saopaulo.gc.caConsulado Geral do CanadáAv. Nações Unidas, 12.901/16o. andar - CENU Torre Norte04578-000 São Paulo SP, Brazil BrésilGovernment of Canada Gouvernement du Canada

Ela precisou de dois dias para copiar e colar o que dizia no dito link que eu passei para ela. Fazer o quê? O desespero é tão grande que me bateu uma dúvida. Será que ela esta dizendo "Idiota, vc não sabe ler inglês??? Isso não quer dizer o que vc acha que quer" ou "É isso mesmo, tem que ter menos de uma ano antes da aplicação". Estou aceitando ajuda para entender, viu? Eu, sinceramente, li, reli, treli e não consegui encontrar nenhuma outra interpretação para o que está escrito.

6 comentários:

:= disse...

Eu tb li isso la no site e fiquei na maior duvida.
Pelo que entendi, se o escritorio de imigracão te pedir os documentos em ate 12 meses apos a data do IELTS vc não precisara realizar outra prova. Porem, se os documentos forem pedidos 13 meses depois do IELTS vc ta ferrada e vai ter que fazer a prova de novo!
Sera que è isso???
A Maria João sempre dando respostas muito esclarecedoras...
:(

Bjs

Valéria disse...

Olá amigos,


teremos nosso amigo oculto dia 08/12 as 20 hs no chez michou da asa norte, esperamos vcs lá, para que possamos nos conhecer. Depois colocaremos todas as informações no blog.
Um grande abraço,
Alexandre e Valéria

M & J disse...

Olá, Carol, Ênio e Leila.

Pelo que eu entendi, o Ielts pode ser feito antes ou depois da entrega do processo simplificado, desde que seja dentro do prazo de 1 ano (antes ou depois). Se estiver dentro desse prazo, eles aceitam como comprovante, mesmo que o Ielts tenha validade de 1 ano apenas.
Essa foi minha interpretação. Sugestão? Esperem mais um pouco, estudem e façam a prova com calma. Se as notas não forem suficientes, refaçam a prova. Porém, não deixem pra última hora.
Prosperidade!
Marcelo

Lucianna disse...

Ola Carol, Enio e Leila,

Bem, encontrei o blog de vcs e os adicionei ao meu. Sph estou passando para dar boas vindas a vida de blogueiro e desejar boa sorte no processo, sei bem como eh chato tudo isso

Bjs

Ju disse...

Oiê!

Ah, essa Maria João! O que seria de nós sem ela, não? Sempre tão esclarecedora e solícita! rs
Mas falando sério: tb mandei um e-mail pra dita cuja perguntando o mesmo, mas sem o link que vcs passaram...ela me deu uma resposta pra lá de vaga e acabei ligando no consulado para confirmar. Uma pessoa bem mau educada falou que eu corria sim o risco de ter que refazer o IELTS e desligou o telefone na minha cara. Resultado: por causa da infeliz do consulado que me passou uma informação sem confirmar nada acabei cancelando meu IELTS e perdi R$80,00, afinal pensei que era melhor perder R$480,00 do que R$800,00. Que raiva, viu? Mas fazer o que né? Já pisei na merda, então vou abrir os dedos! rs
Vou mandar meu application na segunda com a nota do IELTS chutada no mínimo, vou estudar bastante e deixar pra fazer o IELTS ano que vem.
Fiquem tranquilos! Segundo o site, o IELTS será aceito sim! O conselho que me deram foi de imprimir e guardar a parte do site que diz que o que conta é a data do application, para o caso do consulado complicar algo. Acredito que não teremos problemas pq não acho que irão demorar mais de um ano para pedirem a documentação, mas não custa nada imprimir uma fohinha e guardar, né? =)

Beijos!

Anônimo disse...

Ola!
Bom, ja que a idéia é tirar o sono vou dar a minha versão hehehe
Já mandei a minha application em setembro e tbem já fiz o IELTS... Segundo a Maria João, pra quem entrou com o processo em setembro 06, a previsão de pedirem os documentos será em fev/março 2007.. e isso foi me dito por ela mesmo no EduCanada. Como eu também ja tinha feito uma solicitaçao de antecedentes criminais por ter morado nos EUA e tbem ter validade de apenas um ano, ela me disse q tbem não teria problema pois o visto provavelmente vai sair em Junho/Julho 2007. Ou seja, estou confiando no que ela me disse... heheheh só espero que o prazo seja esse mesmo! Se quiser trocar ideias por email ou msn.. vou deixar o meu endereço pra quem quiser conversar.. agenorpj@yahoo.com.br

Agenor