terça-feira, 3 de julho de 2007

Processo Federal - Informações

Eu sei que a maioria dos nossos visitantes já está na labuta rumo ao Canadá conhece os tramites do processo de imigração, tanto por Quebec quanto pelo Federal. Peço licença a esses freqüentadores assíduos para prestar informações aos que estão começando a caminhada e que, até por uma estratégia de marketing mais agressiva de Quebec, só conhecem esse caminho.


Por incrível que pareça, muita gente não conhece o processo federal e, se o conhece, ouviu falar que o processo é mais "caro" que o pela província. Essa informação simplesmente não procede, uma vez que o processo por Quebec custa um pouco mais que o Federal. Lá vai o passo a passo que tanta gente tem pedido no yahoogroups e que, infelizmente, pouca gente tem tido paciência de explicar. Se tiver alguma imprecisão, peço que me avisem, OK?


1 - Como é que eu faço para imigrar para o Canadá?

Se você quiser ir como skilled worker pelo processo federal, deve entrar no site oficial da imigração (http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/assess/Education.asp) e fazer o teste on-line para saber se tem a pontuação mínima de 67 pontos. O teste é bem detalhado e mostra onde você pode tentar aumentar os pontos, ou seja, se você não tiver os 67 pontos ainda, basta ver no que pode melhorar. Os maiores curingas são os idiomas. Inglês e francês podem ser utilizados como primeira e segunda língua. Há pontuação para ambas, mas é necessário fazer testes específicos, respectivamente o Ielts e o TEF.


2 - Algum outro teste é aceito como prova de conhecimento de línguas?

Não. Para maiores informações veja: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/language-testing.asp. Você pode sim usar outras evidências, embora o site recomende fortemente que você faça o teste. Se quiser arriscar é só conferir os detalhes neste link: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/language-evidence.asp. Eu pessoalmente acho que, para quem já vai gastar uma fortuna durante o processo, 300 reais a mais ou a menos não fará a menor diferença, já ter o pedido negado... Isso sim vai ser prejuízo.


3 - O que é processo simplificado?

Desde setembro do ano passado o Processo Federal passou a ser "simplificado". Isso quer dizer que, para dar entrada não é preciso o envio de nenhum documento que comprove a sua pontuação. O que isso mudou? Pelo que vimos, complicou a vida de quem tem a pontuação. rs O processo parece estar mais lento. Chute nosso, já que ainda não completou um ano, tempo médio do processo anterior. Motivo? Outro chute. Uma quantidade enorme de pessoas enviou a aplicação sem ter a pontuação. Na base do eu acho. Eu acho que quando o pedido de documentos chegar eu já vou ter: concluído o curso superior, aprendido inglês/francês, juntado grana e por aí vai...


4 - Tudo bem. Eu tenho a pontuação, e agora?

Agora é só preencher os formulários da aplicação simplificada que você encontra aqui: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/apply-how-simple.asp. Fazer o pagamento da taxa e enviar para o consulado. Detalhes e instruções para envio neste link: http://www.cic.gc.ca/english/pdf/kits/guides/Esap7134.pdf. A taxa é de 550 dólares por cada adulto (acima de 22 anos) e de 150 dólares para crianças e adolescente. Calcule direitinho aqui: https://services3.cic.gc.ca/efee/efee.do

5 - Depois que eu mando, o que acontece?

Senta e espera. Nós enviamos em novembro e ainda não recebemos sequer o pedido de documentação. Quando mandarem o pedido de documentação você vai comprovar a sua pontuação. Eles vão conferir se tudo que você declarou e apresentou é verdadeiro e, caso seu pedido seja aprovado, você receberá um pedido de exames médicos. Depois vem o tão sonhado visto. Quando tempo demora. Ninguém sabe, por enquanto.


6 - Quais são os documentos que eles pedem?
Já fiz um post sobre isso quando o colega Diniz recebeu o pedido de documentos. Basta até o link Documentos na barra ao lado.

7 - Ainda tenho dúvidas.
Então me conta quais são. brancasnuvensca arroba hotmail ponto com.


Espero ter ajudado,

Carol

6 comentários:

Dani e Rafa disse...

Carol
Nós fizemos o processo Federal e não nos arrependemos. Apesar de parecer mais "barato" por Quebec, o $$ que eles pedem para os seus primeiros 6 meses aqui não reflete a realidade. Vc precisa de $$ sim e mais do que eles sugerem...
Beijos, estamos esperando por vcs :)

Diniz disse...

Carol,

Excelente FAQ....

Só acerta o link do Rio-Canada...

Abraços,

Diniz
rio-canada.blogspot.com

Kel disse...

Bom, como estamos sem blog no momento, resolvemos dar a boa notícia por aqui, a cada amigo que fizemos.

Enfim temos a pontuação do IELTS...Agora é esperar essa amada cartinha chegar, não aguentamos mais de tanta ansiedade.

beijos pra vcs

Raquel e Daniel

raquelqramos@gmail.com

Unknown disse...

Acho que a principal diferenca no Federal eh que ele demora mais, e precisa de uma nota muito boa no IELTS.
Outra coisa que pouca gente sabe eh que outras provincias tambem tem sistemas de imigracao, como Quebec.

Bjus

Soul love freedom disse...

Carol,
Muito bom o post! Acho legal vc dar uma entrada lá na lista para indicar o seu blog, já que tem muitas pessoas novas que entraram lá há pouco tempo! E continuamos na espera! hahahaha!
Beijinhos,
(*

Luiz e Dani disse...

excelente post, estava procurando mais informaçòes sobre o proceso federal para uma amiga, sei apenas o processo por Québec.
Bjinhos,
Dani.