sábado, 31 de março de 2007

Tá chegando

Estava olhando no grupo canadaimigration e vi que já tem gente de novembro recebendo a solicitação de documentos. Nossa hora tá chegando. rs E o papel para confecção da segunda via do diploma que esta anta que vós escreve perdeu ainda está em falta. De qualquer maneira, o processo simplificado está andando rápido. Vamos ver quanto tempo os primeiros a receber o pedido de documentos vai levar para receber o pedido de exames.

Na torcida,
Carol

quinta-feira, 29 de março de 2007

Vancouver tem sim auxílio creche

Parece que falei besteira no post anterior. rs A Ana Paula escreveu um post em que diz que existe sim subsídio para childcare em Vancouver e dando, inclusive o link para o site oficial e os formulários.

Um abraço,

Carol

domingo, 25 de março de 2007

Fee subsidy - auxílio creche

Olá,
vendo as dificuldades que a Ana Paula e a Flávia, ambas moradoras de Vancouver, estão enfrentando para encontrar uma boa childcare, com um preço decente, para deixar respectivamente a Laura e o Pacotinho, comecei a me perguntar como funcionaria o esquema em Toronto.
Acabei escrevendo, na maior cara de pau, para uma então desconhecida virtual e fazendo perguntas sobre o tema. Ela não só respondeu (uhu) como fez isso de forma rápida, completa e gentil, de maneira que, não sei da parte dela, mas da minha ela foi promovida automaticamente a amiga virtual. rs É bom ver como ainda tem gente boa neste mundo, disposta a gastar tempo de seu domingo para ajudar e diminuir a angústia de gente desconhecida. Obrigada, viu amiga?
Enfim, ao contrário de Vancouver, em Toronto existe o subsídio para creche, além do dinheiro que você recebe do governo por cada criança até 5 anos (acho que esse é nacional e no valor de 100 dólares).
Segundo o link que ela me passou (http://www.toronto.ca/children/subsidy.htm) o subsídio é TOTAL para quem ganha menos que 20000 dólares/ano. Não sei quanto a vocês, mas nós vamos sem emprego, ou seja, estaremos ganhando 0 dólares.
Segundo o site da cidade de Toronto: "Fee subsidy is available on a first-come, first-served basis, so plan to apply well in advance of when you need it as there is a waiting list." Quem chegar primeiro leva, então o ideal é fazer o pedido assim que puder e esperar a sua vez na lista de espera. No mesmo link os interessados encontrarão as informações detalhadas de como aplicar e da documentação necessária.
Para quem gosta de se planejar com antecedência, segue o link com alguns childcare que aceitam o subsídio do governo: http://www.toronto.ca/children/childcare.htm

Uma boa semana a todos,

Carol

sábado, 24 de março de 2007

Crianças no Canadá

Quando a gente pensa em ir para o Canadá, o que mais nos aflinge é a adaptação da nossa filha. Sei que ela é novinha e que vai aprender rápido, mas como serão os primeiros dias? Até hoje, minha única referência era a família3m e a sua filha linda a Mariana. Agora estamos vivendo, junto com eles (coisa doida, não? Viver a vida de alguém através do seu blog.), a experiência da Ana Paula, André e a princesa Laura, que tem hoje a idade que nossa filha terá quando nos mudarmos para Toronto. Aos três aninhos ela parece estar se virando bem, só com alguns epsódios de encher os olhos d'água, como quando disse que estava cansada e queria voltar para casa. É bom que a gente já vai se preparando para o que vem por aí.
Para nós será um pouqinho mais fácil pq a Leila não tem muito contato com as nossas famílias. Ela adora os avós, tanto de um lado quanto do outro, mas não os vê com tanta freqüência. Somos muito só nós três.
Uma coisa que fizemos este ano, já visando o Canadá, foi colocá-la em uma escolinha. A idéia é fazer com que ela tenha mais contato com outras pessoas e não sofra tanto quando formos obrigados a deixá-la em um childcare. Enfim, toda a preparação é válida, mas acredito que, se tratando de crianças, toda a preparação é pouca. Elas sempre nos surpreendem.

E vcs? Também têm crianças? O que estão fazendo para prepará-los para a mudança?

Um abraço,

Carol

quarta-feira, 21 de março de 2007

A novela do Diploma

Como contei no post anterior, eu perdi a minha pastinha de documentos, com o meu diploma de graduação (já pedi uma segunda via na UnB) e o certificado de conclusão do segundo grau (tem que fazer um B.O., pagar uma taxa e esperar a boa vontade da escola e do Ministério da Educação). Como o certificado de segundo grau está mais complicado de conseguir que o diploma de graduação, enviei um e-mail para o Consulado perguntando se é necessário o envio dos dois. Por fim, a resposta é não. Só é necessário o diploma de graduação. Thanks God!
Tudo sob controle, não fosse a falta de papel para a impressão do meu diploma. :) Mas vai dar tempo, eles nem pediram os documentos ainda... Nossa expectativa é de que peçam no meio de abril. Vamos ver se isso se confirma.

Um abraço,
Carol

quarta-feira, 14 de março de 2007

Ainda sobre os documentos

É brincadeira. Já fomos até a UnB duas vez em busca de 1 - reconhecimento do diploma do Ênio e 2 - Nossos históricos escolares em envelope lacrado. Tudo tranqüilo e fácil, graças a um servidor que estava realmente com vontade de servir, educado, prestativo e eficiênte. Mas a eficiência ficou só lá na UnB. :) Aqui em casa a história é outra. Não é que este ser que se diz pensante, euzinha, acabou descobrindo que perdeu a pasta que continha nada mais nada menos que o meu diploma e o meu certificado de conclusão do segundo grau. Bem... lá vou eu para a Universidade novamente, desta vez pedir uma segunda via. O problema é que está faltando papel especial para confecção de diploma. rs Vamos ver quanto tempo leva para o meu ficar pronto.
Estou contando o meu vacilo para reafirmar que, quanto mais rápido organizarmos os documentos, menos chances damos a imprevistos como este.

Carol

sexta-feira, 9 de março de 2007

Saindo do marasmo.

Desde surgia a primeira notícia de recebimento da bendida carta pedindo documentos que nós estamos dizendo que vamos correr atrás das nossas pendências... Bem... até ontem... sabe como é... Não tínhamos feito nada. Hoje resolvemos começar pelos mais fáceis. rs Fomos até a nossa UnB e pegamos os nossos históricos, em papel timbrado, em envelope lacrado e com carimbo e assinatura do servidor. Com isso finalizamos o quesito education.
Ontem o Ênio também tomou a primeira atitude rumo a conquista das certificações. Decidiu fazer a prova de Java no mês que vem.
Nossa próxima tarefa é conseguir as cartas dos empregadores. Acredito que isso também não será tão difícil assim.

Um abraço,

Bom final de semana a todos e firmes no sonho,

Carol

sábado, 3 de março de 2007

O tempo passa, o tempo voa.

É engraçado. Os dias estão passando devagar, acho que em função da quantidade de problemas e obstáculos que temos enfrentado nas nossas vidas profissionais. Digamos que estamos em um momento de provação. :) Um dia tranqüilo chega a ser comemorado. Acho que todo mundo já passou por um período assim. Por outro lado, os meses estão correndo. Já é março, em pouco tempo devemos receber o pedido de documentação e até agora nem sequer começamos a resolver nossas pendências. Graças a Deus que elas são poucas e conseguiremos fechar (sem levar em conta as certidões) em uma semaninha.
Está tudo conspirando para nos convencer ainda mais de que queremos e precisamos mudar, recomeçar, ganhar fólego para reconquistar nossas carreiras. Como o Ênio mesmo disse, começar do zero com seis anos de experiência. Já sabemos as escolhas que não devíamos ter feito e temos mais chance de acertar agora.
Estamos na fase da preparação para o mercado. Pesquisando o que poderia nos tornar mais atraente para o Canadá, boa dica do nosso amigo canadense.
Com um pé no chão e o outro nas nuvens, eu só consigo pensar em Toronto. Chego a me pegar olhando por horas as ofertas de apartamentos e móveis. Dizem que se a gente pensar em algo com muita força isso se realiza. Vai saber. Via das dúvidas, sigo mentalizando. :)

Uma ótima semana para todos,

Carol