quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Mobility



Oi gente,
hoje resolvi falar sobre algo que acho muito interessante que existe aqui na Suíça. É a "Mobility", empresa de locação de carro por hora. Até aí, normal. A questão que me chamou a atenção e que eu nunca tinha visto igual, é que é possível se associar (é preciso ser sócio para locar os carros), reservar, pegar e devolver sem falar ou ver qualquer funcionário.

A inscrição é feita pela internet. Depois de um tempo, chega um cartão magnético e é com ele que você vai abrir os carros que vier a reservar. Carros estes que estão espalhados por estacionamentos em toda a cidade.

Você vê quais são os carros disponíveis no estacionamento que você preferir (desde econômicos até mini-vans) e, na hora marcada, abre o carro com o seu cartão magnético. Em um computador de bordo, aparece o período que vc alugou e o quanto vc rodou. Depois é só devolver no mesmo estacionamento. No final do mês, chega a conta. O pagamento é por hora e por km rodado. A gasolina já está inclusa.

Claro que para o sistema funcionar bem, as multas por atraso são bem salgadas. Da primeira vez que alugamos, nos perdemos e nos atrasamos 15 minutos. As quatro horas com o carro e mais os 36 km rodados sairam menos de 40 francos, a multa por atraso ficou em 26.

Alguém conhece um sistema parecido em outros países?

Abraço,
Carol

ps.: Quem quiser conhecer melhor pode visitar o site deles http://mobility.ch/pages/index.cfm?srv=cms&pg=&dom=6&rub=734&id=1931#Einsteigen

6 comentários:

Coisa de Ta disse...

UAU!

Eu ñ conheço, aqui mesmo eu nunca ouvi falar.

Adorei!

Bjus da Ta

Cláudio disse...

Aqui em Toronto tem 2: Zipcar e Autoshare.
Não sei na Suíça, mas os preços daqui eu acho meio salgados em comparação com o aluguel convencional. Consigo alugar um carro por cerca de $35/dia, o que dá pra apenas umas 3 horas de uso no aluguel por hora no plano básico... dependendo da empresa e da mensalidade que vc assinar, chega a dar pra umas 6h, mas aí vc tem que pagar um valor por mês também.

Criska disse...

Eu quero ir pra a Suíça!!!

Carol, Ênio e Leila disse...

Cláudio,
aqui o aluguel normal sai no mínimo por 100 (km e seguro). rs Se fosse 35 acho que o Mobility nem seria utilizado.

Gostei de ver que no Canadá também tem essa opção para quem precisa por poucas horas, como nós.

Beijo,
Carol

Gelsa disse...

Que coisa boa..espero poder usufruir disso tbm na proxima..
beijossss

Ma disse...

Eu conheço, na Escócia, em Edimburgo também tem, chama-se Car club, exatamente como vc descreveu.