domingo, 25 de março de 2007

Fee subsidy - auxílio creche

Olá,
vendo as dificuldades que a Ana Paula e a Flávia, ambas moradoras de Vancouver, estão enfrentando para encontrar uma boa childcare, com um preço decente, para deixar respectivamente a Laura e o Pacotinho, comecei a me perguntar como funcionaria o esquema em Toronto.
Acabei escrevendo, na maior cara de pau, para uma então desconhecida virtual e fazendo perguntas sobre o tema. Ela não só respondeu (uhu) como fez isso de forma rápida, completa e gentil, de maneira que, não sei da parte dela, mas da minha ela foi promovida automaticamente a amiga virtual. rs É bom ver como ainda tem gente boa neste mundo, disposta a gastar tempo de seu domingo para ajudar e diminuir a angústia de gente desconhecida. Obrigada, viu amiga?
Enfim, ao contrário de Vancouver, em Toronto existe o subsídio para creche, além do dinheiro que você recebe do governo por cada criança até 5 anos (acho que esse é nacional e no valor de 100 dólares).
Segundo o link que ela me passou (http://www.toronto.ca/children/subsidy.htm) o subsídio é TOTAL para quem ganha menos que 20000 dólares/ano. Não sei quanto a vocês, mas nós vamos sem emprego, ou seja, estaremos ganhando 0 dólares.
Segundo o site da cidade de Toronto: "Fee subsidy is available on a first-come, first-served basis, so plan to apply well in advance of when you need it as there is a waiting list." Quem chegar primeiro leva, então o ideal é fazer o pedido assim que puder e esperar a sua vez na lista de espera. No mesmo link os interessados encontrarão as informações detalhadas de como aplicar e da documentação necessária.
Para quem gosta de se planejar com antecedência, segue o link com alguns childcare que aceitam o subsídio do governo: http://www.toronto.ca/children/childcare.htm

Uma boa semana a todos,

Carol

4 comentários:

Unknown disse...

Oi Carol!
nova amizade virtual aceita! Pode contar comigo no que precisar, viu?

Olha, a famosa lista de espera por child care em Toronto (e resto do Canadá) tem um certo fundamento politico e é assunto para longas horas de conversa, rs.
O que posso te falar, e tb para o Gean (oi, Gean, sou eu, Renata que vc ajudou com o St. Christopher House, rs) é que o ideal é já ir colocando o nome na lista de esperar e insistir. Existem childcare famosos pelas longas filas (e parecem até que fazem questão disso). Com o do meu filho eu entrei na fila mas não fiquei esperando que eles me ligassem não. Volta e meia eu dava uma visitada e insistia, chorava minhas necessidades, risos. Acabou dando certo e eles me ligaram depois de 3 meses de espera (junto com outros 2 child care, acredita?)

E aproveitando a carona do post, vou dizer para o Gean não se preocupar tanto. Se eles forem colocar o baby que está chegando no primeiro ano, não acho que a espera será tão longa. O pior é para quem está procurando vaga para toddlers ou preschoolers. A fila anda na própria escola, entendem? Quando um bebê vai para a sala dos toddlers, significa que um toddler está indo para a sala dos preschoolers, e um preschooler indo para escola. Ou seja, para infants (de 0 a 18 meses) sempre pintam vagas logo que os bebês são "promovidos".
Nossa, compliquei demais? Deu para entender?

Bom, sou orfã de blog mas tenho Orkut se vc quiser conhecer meu filhote ;o)

Um beijão,

:= disse...

Minha irmã mora no Japão e tem um filho de 1 ano. Ela disse que existem escolas brasileiras lá, mas a lista de espera chega a 2 anos! Para creche tb é complicado, mas ela acabou conseguindo uma vaga na da empresa.
Vcs vão ver, tudo acaba se arranjando de uma forma ou de outra.
Bjs

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Que bom saber dessas informações. Esse é um assunto que me preocupa bastante.
Será que a gente não pode entrar na fila ainda aqui no Brasil, com o baby ainda na barriga??? rsrsrs
Vc sabe me dizer se isso se aplica apenas a Toronto ou à província de Ontario toda?
Obrigada!

Ana Paula disse...

Carol, aqui em Vancouver também tem o tal subsidio. São duas coisas distintas. Tem os tais 100 dolares que sao o child tax benefit, e esse é nacional e vale pra todo mundo. E tem o subsídio para pagar o child care. Esse é que tem certos critérios, e é para famílias de baixa renda. Eu coloquei o link que fala do subsídio no blog, se você tiver interesse.