sábado, 6 de junho de 2009

Primeira festa de aniversário totalmente suíça.

Olá,
hoje fomos a nossa primeira festa suíça, com convite em alemão e sem brasileiros presentes. rs A aventura (sim, tudo ainda é uma aventura para nós) começou quando olhei no escaninho da Krippe da Leila e encontrei um convite brilhante para o aniversário de uma das coleguinhas.

Tudo estava escrito em alemão e tinha um número para confirmar a presença. Primeiro pensei "Putz, como é que vamos interagir em uma festa dessa?", depois vi o quanto a Leila estava afim de ir, resolvi vencer a fobia que tenho de suíços e ir para o pau.

Sei que é meio ridículo uma mulher de 32 anos suando frio, com dor de estômago e o coração disparado em função de um convite de aniversário de criança, mas foi bem assim que fiquei quando peguei o celular para ligar e confirmar a nossa presença.

Para a minha surpresa, a mãe do outro lado tinha uma tremenda boa vontade e entendeu tudo o que eu disse sem que fosse preciso repetir nem uma única frase. Além de entender, a criatura bondosa ainda demonstrou estar muito feliz com o fato de irmos à festinha. Só isso já foi o suficiente para me deixar radiante e contando os segundos para o "evento".

Hoje foi o grande dia. rs Como já conhecia a fama das festas infantis suíças que, segundo os brasileiros, não tem comida e terminam rápido, tomei um lanche antes de sair e cheguei lá bem no horário marcado. Claro que fomos os primeiros. rs O que a primeira vista parecia trágico, mas acabou sendo excelente.

Sem ninguém além da família da criança (conte aí avó, avô, tio avó e mãe), eu fiquei menos tímida e consegui trocar uma idéia em alemão. Gostei tanto que cheguei a puxar assunto para quebrar o gelo. rs Depois de mais ou menos meia hora, os outros convidados foram chegando. Gente de todo o canto. Alguns falando italiano, outros espanhol, um casal de portugueses... Enfim, fantástica.

Ia me esquecendo, os comes e bebes eram diferentes dos nossos, mas não deixaram devendo nada na fartura. Tinha salada de folhas, salada de macarrão, palitinhos de cenoura, pepino e pimentão, salada de tomate e queijo branco, asa de frango assada, tábua de frios e três tipos de pão. Como se não fosse o suficiente, depois do parabéns em 3 línguas, teve mesa de doces com mousse de chocolate, 2 tipos de bolo de chocolate e torta gelada de morango.

Não teve coxinha e nem brigadeiro, mas teve muita comida e no estilo deles. Mesmo em festa de criança, tudo é um bocado mais saudável. A gente vê o reflexo disso nas ruas, lotadas de pessoas magras ou, no máximo, gordinhas. Obesos aqui são raridade.

Adoramos a experiência e estamos só esperando outros convites.rs

Um abraço,
Carol

5 comentários:

Mariana disse...

Que legal Carol,

hoje eu estava aqui pensando em como vou me comportar no aniversario indiano que irei a semana que vem. A mãe do menino veio aqui em casa confirmar para a familia inteira comparecer e disse que vai ter pizza para as crianças (não tão saudavel quanto na suiça) e comida indiana vegetariana para os adultos.
Não vejo a hora de chegar o dia e espero que seja tão boa quanto a sua experiencia.

bj

Fernando e Silvia disse...

Ei Carol, voce tá muito corajosa!! Parabéns!! A próxima vai ser fichinha. Muito legal você escrever, sempre estou te acompanhando.
Não sei interagir com ninguém, ainda, e não sei se iria numa festinha agora!!! Quem sabe mais tarde!!
Beijos pra vocês,
Silvia

Anne Caroline disse...

Carol...

Que delícia, adoooro festinhas! LEgal você compartilhar conosco sua primeira experiência "totalmente" em alemão.. rsrsrs Que cheguem mais convites, né?

Beijos,

Anne

Bruna disse...

Legal! é sempre bom aprender novas culturas, eu iria estranhar !

Criska disse...

Poxa, muito legal, Carol! Grande passo para a integração! Mas eu fiquei imaginando o que daria se servíssemos palitinhos de cenoura com pimentão numa festinha no Brasil, rs. Uma vez eu e a Rafaela, no TO, fizemos um churrasco vegetariano. A galera saiu para comprar espetinho pronto no meio da confraternização...rs