segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Documentos

Enquanto nós esperamos por novos capítulos, resolvemos fazer um post informativo. :)) Sabemos que a maioria dos futuros imigrantes já sabem o que todos os documentos que serão pedidos pelo consulado na segunda e tão esperada carta do processo. Mas não custa nada relembrar. Vamos lá:

Parte muito fácil:
1 - Diploma da Graduação
2 - RG
3 - CPF
4 - Fotos: 3,5 por 4,5 centímetros. A maioria da lojas trabalham com este tamanho aqui em Brasília. Basta pedir. O rosto deve aparecer por completo, bem centralizado na foto. O plano de fundo deve ser branco.
5 - Comprovante de casamento, se for o caso. De união estável (contas conjuntas, comprovante de residência e qualquer outro documento que comprove que vivem juntos). Se for separado, comprovante do divórcio. Se for viúvo, atestado de óbito do parceiro.
6 - Para quem tem filhos é necessária também a certidão de nascimento das crianças com o nome dos pais. Se a criança for adotada, é necessária a documentação de adoção. Se a criança de pais separados for para o Canadá com um deles, é necessária toda a documentação referente à custódia e autorização da outra parte para a viagem.
7 - Passaportes válidos para todos os membros da família: cópias das páginas que mostram o número, data de expedição e validade, foto, nome, data e local de nascimento.
8 - Prova de proficiência na língua escolhida: basta fazer o Ielts e enviar as notas para o Consulado. A nota geral não vale NADA. Cada módulo tem seu valar computado individualmente.

Parte nem tão fácil assim:

1 - Trabalho: Comprovação de tempo de experiência. O consulado carteira de trabalho ou contrato de trabalho e carta do empregador ou dos empregadores, caso a sua experiência tenha sido ganha em mais de uma empresa. Na carta, em papel timbrado, deve constar:
O PERÍODO EXATO QUE PERMANECEU NA EMPRESA.
AS POSIÇÕES QUE OCUPOU NA EMPRESA DURANTE ESSE PERÍODO E QUANTO TEMPO PERMANECEU EM CADA UMA DELAS.
SUAS PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES EM CADA POSIÇÃO.
SEU SALÁRIO ANUAL MAIS BENEFÍCIOS.
A ASSINATURA DO SEU SUPERIOR IMEDIATO.
O CARTÃO DE VISITAS DE QUEM ASSINOU.

Quem não puder, por qualquer motivo, apresentar a carta da empresa, deve escrever uma explicação e enviar, junto a documentos de suporte, para o Consulado. Esse, provavelmente, será o nosso caso já que não é nada saudável dizer ao chefe que tem planos de imigrar. Isso pode acarretar, no mínimo, um estagnação na carreira.

2 - Comprovante de fundos: O difícil é juntar. rs Para comprovar basta enviar os extratos bancários. Ainda há controvérsias quanto à aceitação ou não de documento de carro e casa como comprovante de fundos. Na dúvida, nada melhor que enviar um e-mail para o Consulado e perguntar.

3 - Atestados de antecedentes: Parte sacal da jornada:
Certidão de Antecedentes Criminais Federal: esse é o único nacional, fornecido pela Polícia Federal. Aqui em Brasília o procedimento é o seguinte: preencher formulário de requerimento no site da polícia federal. Depois levar uma cópia do RG na Superintendência Regional do DPF no Distrito Federal, SAIS Quadra 7 - Lote 23 - Setor Policial Sul. Telefone: 613345-9500. Não precisa pagar nada e fica pronta em até 10 dias.
Certidões da Justiça Estadual: Tribunal Regional Federal de cada estado em que você morou desde que completou 18 aninhos. Pode ser retirada pela Internet. Para encontrar o endereço do seu basta entrar no google e digitar "Tribunal Regional Federal de" e o estado em que você morou.
Polícia Civil: Certificado de Antecedentes Criminais. Essa é chata por quê os próprios policiais não sabem bem do que se trata. Nós ligamos em delegacias e em todos os possíveis telefones e, quando conseguimos alguém que soubesse de algo era por pura sorte. O endereço aqui em Brasília, conseguido no grupo brasiliacanada (yahoo), é o seguinte: Balcão corregedoria: Sia trecho 2 lote 1625 em frente ao SEBRAE. Tem que levar cópia da identidade e do CPF. Não precisa pagar nada. Leva três dias para ficar pronta. Telefone: 61 3234-0910. Em Goiás, ela é tirada no vapt-vupt do Araguaia Shopping.

Cansei só de lembrar. Boa sorte na empreitada.

2 comentários:

Jeanne disse...

O Pedro e eu aplicamos pelo processo antigo e não foi necessário apresentar comprovante de união estável...
Bom, acredito que as contas já bastassem por si só.
Sorte pra vocês!

.::Ju::. disse...

Vcs não vão acreditar, mas já me informei sobre todos os problemas possíveis e imagináveis que poderiamos ter com a pontuação, mas não vi qual seria a documentação necessária! Achei muito fácil! Acho que eu estava meio traumatizada com toda a documentação que precisei para tirar o visto de trabalho para os EUA!

AH, e feliz ano novo atrasado pra vcs! Espero que o processo de vcs termine bem rápido pq assim o nosso termina logo em seguida! =)

Beijos!