segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Documentos

Enquanto nós esperamos por novos capítulos, resolvemos fazer um post informativo. :)) Sabemos que a maioria dos futuros imigrantes já sabem o que todos os documentos que serão pedidos pelo consulado na segunda e tão esperada carta do processo. Mas não custa nada relembrar. Vamos lá:

Parte muito fácil:
1 - Diploma da Graduação
2 - RG
3 - CPF
4 - Fotos: 3,5 por 4,5 centímetros. A maioria da lojas trabalham com este tamanho aqui em Brasília. Basta pedir. O rosto deve aparecer por completo, bem centralizado na foto. O plano de fundo deve ser branco.
5 - Comprovante de casamento, se for o caso. De união estável (contas conjuntas, comprovante de residência e qualquer outro documento que comprove que vivem juntos). Se for separado, comprovante do divórcio. Se for viúvo, atestado de óbito do parceiro.
6 - Para quem tem filhos é necessária também a certidão de nascimento das crianças com o nome dos pais. Se a criança for adotada, é necessária a documentação de adoção. Se a criança de pais separados for para o Canadá com um deles, é necessária toda a documentação referente à custódia e autorização da outra parte para a viagem.
7 - Passaportes válidos para todos os membros da família: cópias das páginas que mostram o número, data de expedição e validade, foto, nome, data e local de nascimento.
8 - Prova de proficiência na língua escolhida: basta fazer o Ielts e enviar as notas para o Consulado. A nota geral não vale NADA. Cada módulo tem seu valar computado individualmente.

Parte nem tão fácil assim:

1 - Trabalho: Comprovação de tempo de experiência. O consulado carteira de trabalho ou contrato de trabalho e carta do empregador ou dos empregadores, caso a sua experiência tenha sido ganha em mais de uma empresa. Na carta, em papel timbrado, deve constar:
O PERÍODO EXATO QUE PERMANECEU NA EMPRESA.
AS POSIÇÕES QUE OCUPOU NA EMPRESA DURANTE ESSE PERÍODO E QUANTO TEMPO PERMANECEU EM CADA UMA DELAS.
SUAS PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES EM CADA POSIÇÃO.
SEU SALÁRIO ANUAL MAIS BENEFÍCIOS.
A ASSINATURA DO SEU SUPERIOR IMEDIATO.
O CARTÃO DE VISITAS DE QUEM ASSINOU.

Quem não puder, por qualquer motivo, apresentar a carta da empresa, deve escrever uma explicação e enviar, junto a documentos de suporte, para o Consulado. Esse, provavelmente, será o nosso caso já que não é nada saudável dizer ao chefe que tem planos de imigrar. Isso pode acarretar, no mínimo, um estagnação na carreira.

2 - Comprovante de fundos: O difícil é juntar. rs Para comprovar basta enviar os extratos bancários. Ainda há controvérsias quanto à aceitação ou não de documento de carro e casa como comprovante de fundos. Na dúvida, nada melhor que enviar um e-mail para o Consulado e perguntar.

3 - Atestados de antecedentes: Parte sacal da jornada:
Certidão de Antecedentes Criminais Federal: esse é o único nacional, fornecido pela Polícia Federal. Aqui em Brasília o procedimento é o seguinte: preencher formulário de requerimento no site da polícia federal. Depois levar uma cópia do RG na Superintendência Regional do DPF no Distrito Federal, SAIS Quadra 7 - Lote 23 - Setor Policial Sul. Telefone: 613345-9500. Não precisa pagar nada e fica pronta em até 10 dias.
Certidões da Justiça Estadual: Tribunal Regional Federal de cada estado em que você morou desde que completou 18 aninhos. Pode ser retirada pela Internet. Para encontrar o endereço do seu basta entrar no google e digitar "Tribunal Regional Federal de" e o estado em que você morou.
Polícia Civil: Certificado de Antecedentes Criminais. Essa é chata por quê os próprios policiais não sabem bem do que se trata. Nós ligamos em delegacias e em todos os possíveis telefones e, quando conseguimos alguém que soubesse de algo era por pura sorte. O endereço aqui em Brasília, conseguido no grupo brasiliacanada (yahoo), é o seguinte: Balcão corregedoria: Sia trecho 2 lote 1625 em frente ao SEBRAE. Tem que levar cópia da identidade e do CPF. Não precisa pagar nada. Leva três dias para ficar pronta. Telefone: 61 3234-0910. Em Goiás, ela é tirada no vapt-vupt do Araguaia Shopping.

Cansei só de lembrar. Boa sorte na empreitada.

2 comentários:

:= disse...

O Pedro e eu aplicamos pelo processo antigo e não foi necessário apresentar comprovante de união estável...
Bom, acredito que as contas já bastassem por si só.
Sorte pra vocês!

Ju disse...

Vcs não vão acreditar, mas já me informei sobre todos os problemas possíveis e imagináveis que poderiamos ter com a pontuação, mas não vi qual seria a documentação necessária! Achei muito fácil! Acho que eu estava meio traumatizada com toda a documentação que precisei para tirar o visto de trabalho para os EUA!

AH, e feliz ano novo atrasado pra vcs! Espero que o processo de vcs termine bem rápido pq assim o nosso termina logo em seguida! =)

Beijos!