sábado, 17 de maio de 2008

Cadê o "Y"

Esses dias recebemos a visita de um colega brasileiro aqui em casa e ele pediu para usar nosso computador. De repente veio uma pergunta: "Cadê o Y ? O Z é aqui mesmo ??"

Nosso computador foi comprado aqui, e portanto tem o teclado Suíço. Além de várias diferenças de posição nos caracteres especiais, as teclas do Y e do Z são trocadas.

Isso é bem estranho no começo. Como não precisamos de olhar para o teclado para digitar, resolvemos configurar o teclado em pt_br ABNT2. Então o nosso Z é Y e o nosso Y é Z. Melhor que acostumar com o novo e estranho teclado

Já no trabalho ainda não tomei a decisão definitiva de qual usar, mas possuo lá as 3 opções configuradas: Português, Inglês e Alemão da suíça (que é diferente do teclado alemão da Alemanha). Eu fico trocando de configuração dependendo do que estou fazendo na hora.

Abaixo a foto do nosso teclado. Olhe pra ele e depois olhe para o seu. :)
O teclado suíço é bem interessante, observem as teclas que possuem as acentuações do francês (è, é, à) e do alemão (ü, ä, ö).




Na Wikipedia existe um artigo bem interessante a este respeito.

Um abraço a todos,

Enio

2 comentários:

Claudia e João disse...

Eu ia ter que revisar umas 5497567578 vezes o texto. Se em português eu já erro.... Hahahahaha.

Boa sorte com os y's e z's.

Abraços,

Claudia

K disse...

Eu ia sugerir que vocês trocassem as teclas de lugar, mas acho que nesse teclado não dá, né?

O teclado tinha que ser mais universal, né? Estivemos agora na Inglaterra e lá também todo diferente.

Sds,

K.